aifia-pt - Re: [AI] Gerência de projetos e UX

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Ricardo Couto <couto.ricardo AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Gerência de projetos e UX
  • Date: Fri, 29 Apr 2011 14:32:40 -0300

grande Érico. :-)

"(...)bem, o que designers entendem (a priori) a respeito de gestão?"

Se designer não entende de gestão, ele não consegue gerir seu próprio processo de trabalho ou o projeto em que está envolvido...

entender de processos de design é uma coisa, entender dos aspectos administrativos de gestão de projetos é outra, completamente diferente.
duvido que um designer "tradicional" (no sentido de que entende de design e apenas conhece outras áreas) saiba mensurar bem a tríade da gestão de projetos (tempo, custo e escopo). pode até saber fazer isso se for um projeto que envolva apenas design. mas se envolver outras equipes de outras áreas, duvido muito - a não ser, é claro, que tenha tido expertise/estudo/prática na área alheia.

quer um exemplo simples? a maioria dos designers não entende porque um documento de caso de uso é importante pro pessoal de desenvolvimento. eu nunca fiz um caso de uso, nem isso é útil pro meu trabalho. mas muito designer, em posição de gerência, iria propor abolir esse tipo de documentação - talvez em prol de user wireframes e protótipos. uma síndrome de achar que seus métodos e processos são melhores do que os outros. e pode até ser que uma determinada equipe de desenvolvimento trabalhe bem sem UC (use case), mas isso não significa que todos trabalharão bem sem isso.

como ficam, por exemplo, os testes de software? eu tenho tempo de estrada e não me arriscaria a gerenciar um projeto em que houvesse testes massivos de software - eu não entendo bulhufas disso, e olha que já trabalhei em baias do lado de engenheiros de testes. agora diga que é um projeto que tem teste de usabilidade que eu resolvo tranquilo.

Design é processo! Designer (de verdade!) tem toda qualificação para gerir projetos sim, pois ele compreende todo a cadeia produtiva.
Precisamos só separar alhos de bugalhos...

eu entendo um pouco diferente. entendo design como uma atividade projetual, não o processo em si. tanto é que existe mais de uma linha de pensamento a respeito dos processos de design. então, como já disseram, eu acho que um designer (assim como um desenvolvedor ou mesmo um contador) podem ser gerentes de projeto. por isso que usei o "(a priori)". desenvolvedores também, a priori, não tem gabarito pra gerenciar projetos. mas todos podem aprender. nada que um PMI não resolva.

eu ainda penso que compreender toda a cadeia produtiva é responsabilidade de todos, não de designers apenas.
e ux deve ser considerado por todos, não por uma cabeça única que dite como ela é e mande e desmande do topo da pirâmide.

o exemplo mais batido mas ainda válido é o steve jobs. ele não é designer, nunca foi.
mas ele entende e se preocupa com ux muito mais do que a maioria dos designers que existem por aí. e aposto um dedo que ele nunca abriu axure, visio/omnigraffle ou keynote pra prototipar um tela sequer.

curiosamente (e infelizmente) não vejo nenhuma grande criação vindo de designers (ok, aqui fora os designers de produto, falando apenas no âmbito digital). mas vejo muita novidade vindo de engenheiros. de games a sistemas web.

designers não tem grandes ideias porque não estão no topo da cadeira produtiva ou não estão no topo porque não tem grandes ideias?