aifia-pt - Re: [AI] Gerência de projetos e UX

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Luiz Felipe Soyer <luizsoyer AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Gerência de projetos e UX
  • Date: Fri, 29 Apr 2011 12:54:47 -0300

Exato Paulo, E Ricardo acho que leviano é pensar que o cara que fez Administração, makerting, (insira um curso aleatório aqui) por seguir uma série de regras, métodos etc... vai conseguir entender do que o usuário final precise. Pra mim, como disse, o ideal seria o designer com formação em gestão de projetos (que como foi citado pode ser qualquer um) não estou dizendo que é a regra, na prática seria mais fácil haver uma maior integração entre as duas áreas e ambos trabalhando juntos...Mas o final ideal seria a extinção mesmo do cargo de gerencia de projetos ou a subordinação.

Não é questão do Designer ser ou não o melhor que os outros, não é questão do Arquiteto entender mais ou menos do que os outros, é questão de botar quem EXECUTA e faz as coisas acontecerem com o conhecimento que possuem mensurarem exatamente a gestão do projeto, pois eles são os responsáveis diretos por eles.

Quem se fode é sempre o Gerente de Projetos por assumir os riscos e é por isso que os prazos são X e a qualidade é Y. Isso diminui a responsabilidade do AI e do Designer e consequentemente a qualidade, quando for desenhar uma tela nego quer uma Monalisa, vc olha e não tem nada demais nela, qualquer um pode replicar aquilo, é só uma mulher pintada com umas montanhas atrás. O que vejo aqui é uma corda bamba.

E destacando aqui o texto:
como se pode posicionar a área de ux para contribuir com os processos já existentes de outras áreas? sem ser petulante de achar que o seu processo é melhor do que os outros.

Uma maior integração entre os executores do projeto e a área de gerência de projeto, participação em reuniões com cliente, participação em reuniões de agenda, enfim...Mais conversa entre as duas áreas.