aifia-pt - Re: [AI] "Are you still there?"

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Bernardo Doré <berdore AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] "Are you still there?"
  • Date: Tue, 2 Jun 2009 11:58:34 -0300

Bom, depois de um gole d'água, esse pode ser considerado um recurso desejável da aplicação. Com certeza há quem se beneficie, e você é um exemplo.

abcs

Bernardo

2009/6/2 Bernardo Doré <berdore AT gmail.com>
Giselle,

site de banco tem um timeout de segurança, de poucos minutos. A meu ver ele nem tem que perguntar nada e encerrar a sessão. A tela do banco não é para ficar aberta "de bobeira". Com certeza isso acontece e é atribuição da equipe (do site) prever isso e evitar problemas sérios. Mas esse é um exemplo extremo. O timeout em sites menos sensíveis varia.

A solução aí é...hmmm...bonitinha vai: o bloqueador de popup pode estragar a brincadeira; a janela do popup pode aparecer no exato lugar onde o usuário está realizando uma tarefa e tomar o foco da ação; é uma prática ruim em navegação móvel onde é raro o browser que suporta múltiplas janelas, e quando suporta a dor de alternar entre elas é intensa. Essa mesma dor é sentida por quem se vale de tecnologia assistiva (deficientes) e se depara com um popup.

Obrigado por compartilhar. A idéia é muito legal, respeitosa com o usuário, mas complicada de implantar. Só o Robinho pra driblar tudo isso aí...

abcs

Bernardo