aifia-pt - Re: [AI] Res: Personas

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Robson Campos" <robson.zumk AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Res: Personas
  • Date: Mon, 30 Jun 2008 18:48:32 -0300

Não acho que cauda longa vai diminuir o uso de personas - pelo contrário. Cada produto pode ter uma equipe de desenvolvimento que faça versões diferentes de um site/banner/produto para, digamos, 10 perfis diferentes, e o sistema use o que mais se encaixa de acordo com o banco de dados - ou testa cada um com o usuário para aprender como ele responde a cada peça de comunicação.

Como os sites se parecem cada vez mais com softwares, e ficam mais complexos e personalizados, acredito que a tendencia é esses sites serem cada vez mais inteligentes podendo se moldar ao usuário, independente de perfis pré definidos, a não ser para casos muito específicos voltados apenas para um determinado público (uma ação promocional por exemplo).

Mas em se tratando de internetbanking, ecomerce, ou sites de fabricantes com vastas linhas de produtos, serão totalmente orientados pelo usuário, o site deve se adaptar a ele, pois não há um público alvo, mas sim um usuário com gostos, necessidades e preferencias únicas. Um pesado sistema backend é responsável por toda a interrelação de conteúdo, de forma a entregar exatamente o que o usuário precisa sem a necessidade de ficar empurrando produtos ou serviços que ele não tem o mínimo interesse.

Acho que ainda estamos engatinhando nesse terreno, e para nós AIs, acho que é o novo paradigma da organização da informação, pois não há uma estrutura visível, e sim uma trama de informação, envolvendo tags, históricos de navegação, sistemas de busca inteligentes e pra complicar mais um pouco, tudo deve ser multiplataforma. Acho que quem começou isso tudo foi a amazon e o google, mas nao vejo como escapar disso tudo...

Puts, acho que acabei fugindo do assunto, mas nao deixa de ser pertinente, afinal essa deve ser a AI 2.0 :) por mais que soe pejorativo.

--
Robson Zumkeller.