aifia-pt - Re: [AI] Res: Personas

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Emerson Niide" <emersoncn AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Res: Personas
  • Date: Mon, 30 Jun 2008 11:28:07 -0300

Fred,

Legal ver uma opinião discordando da mensagem anterior. Tive um professor que me disse uma vez: "Acho estranho, parece que as pessoas têm medo de debater".

Mas sobre a "minha mãe" - que nem sei se é exatamente válida como persona -, acho que não deixa de fazer sentido em relação à usabilidade. É um parâmetro só para ver se o site realmente é fácil de usar. E quanto mais usável e acessível um site, mais ele tem a ganhar, claro.

Na comunicação em geral, é importante você saber quem é seu público. Mas não sei até que ponto isto interfere na usabilidade do site, olha só: um leitor de Estadão e um leitor de CartaCapital são pessoas diferentes. Posição editorial, forma do texto, etc. etc. têm de ser diferentes. Mas a organização das informações poderia ser a mesma.

Não acho que cauda longa vai diminuir o uso de personas - pelo contrário. Cada produto pode ter uma equipe de desenvolvimento que faça versões diferentes de um site/banner/produto para, digamos, 10 perfis diferentes, e o sistema use o que mais se encaixa de acordo com o banco de dados - ou testa cada um com o usuário para aprender como ele responde a cada peça de comunicação.

2008/6/26 Frederick van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>:
> Então, sem dúvida a persona "minha mãe" citada pelo Fred é importante até
> pra mirar num alvo e acertar em outros. Um site fácil de usar para usuários
> iniciantes sempre vai ser algo positivo.

Ou para mirar num alvo e não acertar em nenhum...

Essa história de "minha mãe" e "minha vó" é conversa fiada. Trata-se
de um mero artifício retórico para parecer que se está preocupando com
o usuário. Na maioria das vezes, a "mãe" ou a "avó" nem faz parte do
público-alvo da interface em questão e mesmo quando faz sua capacidade
de representar a totalidade do público é exarcebada.

Isso é muito usado porque é uma figura familiar, fácil de compreender.
Se você fala da sua mãe, eu consigo imaginar melhor como ela vai
reagir do que uma figura abstrata como "mulheres desquitadas entre 45
e 60 anos". Esse é o poder das Personas: parecer mais concreto o
abstrato, como ressaltou o Guilhermo.

Aproveitando o gancho, de fato as Personas são muito mais usadas para
definir estratégias de produtos, mas acho que a tendência é essa
prática diminuir. O fenômeno da Cauda Longa e o crescimento da
Customização em Massa são sinais de que a segmentação por grandes
fatias está perdendo a hegemonia.

No futuro não teremos Personas fictícias e sim fartos bancos de dados
sobre cada pessoa do público-alvo, permitindo que nossas ações sejam
ultra-direcionadas.

Na verdade, já até temos esses bancos, só não sabemos direito como usá-los.

Estou projetando uma App pro OpenSocial e os perfis dos usuários e
comunidades no Orkut estão sendo riquíssimos e muito práticos para
direcionar o projeto. Fico deslumbrado e assustado ao mesmo tempo,
porque sei que hoje eu sou caçador, mas amanhã posso ser a caça!

O futuro do marketing é selvagem.

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR