aifia-pt - Re: [AI] seja muito bem vindo à lista aifia

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "MAQ" <maq AT bengalalegal.com>
  • To: "Ana Laura Gomes" <analauragomes AT gmail.com>
  • Cc: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] seja muito bem vindo à lista aifia
  • Date: Tue, 27 May 2008 13:14:13 -0300

Oi Ana Laura, oi todos, boa tarde.

Vou responder através de seu e-mail para todos.
Agradeço de coração a receptividade de vocês. É muito gostoso entrar em uma lista e se sentir bem-vindo e foi exatamente o que senti!

Quanto ao colega João Bruni, de não saber que eu era cego, foi uma questão até engraçada para mim, pois socialmente e até virtualmente, é uma de minhas principais características, apesar de eu possuir outras muito importantes.

Com relação a eu dar um parecer Ã  acessibilidade da tradução do tutorial, caso não me engane, gostaria de avisar ao amigo que para eu poder fazer isso profissionalmente, eu preciso passar o tutorial por 2 avaliadores de acessibilidade, 1 de código, em geral utilizo o do W3C, um de CSS, um de contraste de cores para saber se pessoas de baixa visão estarão  confortáveis lendo o tutorial, um de daltonia, verificar se há distorções importantes da página em mais de um navegador (IE e FF no mínimo),, em mais de uma resolução de tela com letras aumentadas e, depois, passar com  alguns leitores de tela, os  mais usados, sem contar que teria de navegar também com meu celular, que também tem leitor de tela e, depois de tudo isso, dar meu parecer que, seria falho caso eu não te apresentasse as soluções para que ele se tornasse acessível, certo?

Mas, se o amigo quiser que eu somente passe com o meu leitor de tela que mais uso e dê uma "olhada" superficial, só se você não contar a ninguém que fiz isso, porque seu site pode ter inúmeros problemas de acessibilidade e meu leitor de tela, que é o melhor do mercado, dizer que o conteúdo está sendo lido.

Superficialmente falando, em geral, não temos controle sobre o som através de flash. Não conseguimos dar pausa, voltar, adiantar, enfim, utilizar aqueles dois botões que nem consigo saber para que servem, mas que meu leitor de tela diz existirem. Flash para acessibilidade numa navegação via teclado é algo complicado, ok?

Bacana Fred, qualquer hora, havendo uma oportunidade, falamos sobre estética sonora dos sites. Como escuto os sites, os utilizo através do teclado e da audição, usabilidade para mim é um pouco diferente e específica. Como nós, que usamos a navegação por via do teclado, "rolamos" a tela? Vocês não imaginam como um site que tenha usabilidade máxima para pessoas que enxerguem, pode ser difícil para cegos e pessoas que, mesmo enxergando, por  não terem destreza manual para usar o mouse, tem também de utilizar o teclado para navegar. Mas isso daria um tutorial acessível agora! (risos). Escutar os sites bonitos seria bonito?

De resto, sou cego de carteirinha! (risos).

Abraços agradecidos a todos pela recepção. MAQ.
***
Bengala Legal - Cegos, Inclusão e Acessibilidade: www.bengalalegal.com
Acessibilidade Legal - Sites Acessíveis para todos: www.acessibilidadelegal.com
***
P. S.: Você está recebendo um e-mail de uma pessoa cega. Isto é inclusão
digital! Comemore conosco.
Uma sociedade inclusiva é aquela que reconhece, respeita e valoriza a
diversidade humana.
MAQ - Rio de Janeiro - CEL: (21) 9912-0000.
***