aifia-pt - Re: [AI] Acessibilidade em Bancos (Internet Banking e meios físicos)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Paola Sales" <paolasales AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Acessibilidade em Bancos (Internet Banking e meios físicos)
  • Date: Fri, 28 Mar 2008 09:48:53 +0100

Oi pessoal,

Assino embaixo em tudo o que o Fernando falou. No projeto que trabalhamos juntos, procuramos sempre mostrar para o cliente que é vantagem para ELE pensar no usuário.

Acho que essa tem que ser nossa estratégia. Falamos tanto em entender o "modelo mental" dos usuários... temos que entender tb o modelo mental do cliente... rsrs... que, em sua maioria, só vai aceitar ser "evangelizado" por algo que vá render algo (financeiramente principalmente). Aos poucos, vamos conquistando esse espaço, atingindo esse objetivo e conseguindo novos "evangelizadores". E acredito que o vídeo "Acessibilidade na web" cumpre bem esse objetivo, de mostrar porque se deve investir em acessibilidade sob todos os pontos de vistas, inclusive o mercadológico.

Neste projeto que eu, o Fernando e o Leandro trabalhamos juntos, procuramos sempre mostrar isso para o cliente. Se a pessoa não consegue navegar no site do seu banco, como é que ela vai desejar ser seu cliente?

E acho que quanto mais pudermos "colocar a boca no trombone", melhor ainda. Eu não sou uma perita em acessibilidade, mas tenho o maior prazer do mundo em gastar 5 minutos do meu tempo mandando um email através do Fale Conosco dos sites que eu acho que poderiam ter melhor usabilidade. Acredito que, de grão em grão, a gente pode tentar fazer a diferença. Pois às vezes, a pessoa que recebe essas mensagens do Fale Conosco é "um de nós", que está procurando motivos para chegar nos seus gerentes e falar "olha, o povo quer isso!".
;o)

Abs a todos!

--
Paola Sales