Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Acessibilidade em Bancos (Internet Banking e meios físicos)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: "Fernando Lima" <fernandolimajr AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Acessibilidade em Bancos (Internet Banking e meios físicos)
  • Date: Thu, 27 Mar 2008 16:04:39 -0300

Olá Grazziani,

Acessibilidade é um dos meus maiores interesses. É fascinante, mas a maioria das pessoas a entende como sendo somente para facilitar o acesso às pessoas portadoras de deficiência. É o público que tende a ser mais beneficiado sim, mas a acessibilidade antes de tudo é inclusão de todas as pessoas, independente das condições físicas, tecnológicas, ou qualquer outra. Portanto não é uma medida absoluta, será sempre relativa. Minha referência é o site do Acesso Digital mesmo, mas há muito material sobre o tema em Blogs e sites especializados Google afora.

Tive o imenso prazer de participar ativamente, junto com o Leandro Ginane e a Paola Sales (que também fazem parte desta lista), do projeto de um Internet Banking - Pessoa Jurídica de um grande banco. O tema acessibilidade digital, apesar de discutido e bem aceito em reuniões, não estava contemplado no projeto.

Entretanto tivemos a preocupação em, a cada reunião, divulgar os conceitos de acessibilidade digital. Quando o vídeo "Acessibilidade na web: custo ou benefícios" foi divulgado, o projeto já estava encerrado. Uma pena, porque o vídeo é ótimo para esse fim.

Preparamos todo o terreno para a implantação das recomendações de acessibilidade utilizando código semântico e instruindo os montadores sobre questões básicas como tags de texto alternativo, títulos, access keys, scripts, campos de formulário etc. Também lembramos de prestar atenção especial aos conteúdos de texto para que não ficassem longos demais ou prolixos e sim, mais objetivos.

Estou gostando de saber das novidades mencionadas acima. A acessibilidade é um fator estratégico e deve ser tratado como tal. Responsabilidade e inclusão social não é mais altruísmo e isto é ótimo para nós que nos preocupamos mais com o aspecto humano neste mundo dominado pela competição empresarial.

Abraços a todos.

 

Fernando Lima
Arquiteto de Informação




Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page