aifia-pt - [AI] Entrevista com Donald Norman

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: rafael <rafael AT interactis.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Entrevista com Donald Norman
  • Date: Fri, 14 Dec 2007 15:07:54 -0200

O Peter Merholz da Adaptive Path entrevistou o Donald Norman para promover a conferência UX Week 2008:

“Eu inventei o termo [user experience] porque pensei que human interface e usabilidade eram muito restritivos. Eu queria cobrir todos os aspectos da experiência da pessoa com o sistema, incluindo os gráficos de design industrial, a interface, a interação física e o manual. Mas uma vez que o termo se popularizou tanto, está começando a perder seu significado.”

“Efetivamente, a coisa na qual eu realmente trabalho duro é em fazer as perguntas certas, então a regra que eu uso para mim mesmo quando presto consultoria aos clientes e que ensino aos meus estudantes é: não resolva problema que foi pedido a você. É quase sempre o problema errado. Quase sempre que alguém vem a você com um problema, está te contando sobre os sintomas e a primeira e maior parte do design é descobrir o que é realmente necessário para ir à raiz do problema e resolver o problema correto.”

Não é à toa que o Norman é o bom sendo em pessoa e um grande professor.

Link da entrevista na íntegra.

Abraços,

Rafael Rez Oliveira
Interactis