aifia-pt - Re: [AI] Teclado adaptado: bom pra acessibilidade ou ruim para usabilidade?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fernando Aquino (Nandico)" <nandico AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Teclado adaptado: bom pra acessibilidade ou ruim para usabilidade?
  • Date: Thu, 2 Aug 2007 14:57:36 -0300

Grande Horácio,

Bom te ver por aqui! Surpresa boa de saber que você é assinante, pois
sou novato por aqui.

Tenho uma pergunta para ti que é muito simplória e acho que nem tão
importante (só nomenclatura). Mas é uma questão que estamos
trabalhando aqui no escritório então queria dividir contigo e quem
sabe achar até outra opinião na lista (dependendo da tua opinião,
precisarei atualizar uns documentos passados que usam o termo).

No vídeo de acessibilidade do grupo "Acesso Digital" e em todo
material que eu pesquisei nos últimos tempos, os autores se dividem em
"ledor de tela" e "leitor de tela".

Fiquei com a definição do MAQ que dizia que ele preferia "ledor de
tela". Mas quase tomei porrada outro dia do cliente e de alguns
colegas em uma apresentação após soltar o termo "ledor" ao invés de
"leitor".

Mesmo ao citar aquela argumentação do MAQ que sugere que "leitor é o
que lê para si" e "ledor é o que lê para outros", o cliente foi
catedrático em afirmar que o termo não existia e eu fiquei meio
constrangido.

Como não arrumo confusão com ninguém e muito menos com clientes,
deixei a questão para refinar depois e agora veio o gancho que eu acho
que você pode me ajudar, pois já deve ter sido assunto interno no
grupo "Acesso Digital":

Ledor de Tela, Leitor de Tela ou pouco importa? =)

Abraços,

Nandico