aifia-pt - Re: [AI] AI sem hipertexto?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informaēćo (em Portuguźs)

  • From: "Luciano Lobato" <luciano.lobato AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da InformaĆ§Ć£o (em PortuguĆŖs)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] AI sem hipertexto?
  • Date: Fri, 5 Jan 2007 19:15:15 -0200

AlguĆ©m usou o termo "arquitetura da interaĆ§Ć£o" que me remeteu diretamente ao conceito de arquitetura interativa (http://www.interactivearchitecture.org/), que consiste em projetar espaƧos interativos. "Tradicionalmente", o conceito tĆ” mais relacionado com o mundo das artes, mas tem usos comerciais e mais prĆ”ticos tambĆ©m (vejo o caso da propaganda de cinema do Fiat Idea Adventure como um exemplo de arquitetura interativa mais comercial:  http://arquiteturadeinformacao.com/2006/11/26/internet-fila-do-cinema-celular-e-sala-de-cinema/).

AliĆ”s, parece muito com o design de interaĆ§Ć£o, mas enquanto o design de interaĆ§Ć£o tem o foco na interaĆ§Ć£o com os objetos (artefatos) que respondem, a arquitetura interativa tem o foco na interaĆ§Ć£o com ambientes (espaƧos) que respondem. A Ćŗnica diferenƧa Ć© do tamanho do estĆ­mulo ( espaƧo x objeto). O ato de projetar interaƧƵes estĆ” tanto na arquitetura interativa quanto no design de interaĆ§Ć£o.

O que eu vejo Ć© que embora sejam Ć”reas irmĆ£s, a Arquitetura da InformaĆ§Ć£o e o Design de InteraĆ§Ć£o possuem focos ou paradigmas diferentes: conhecimento x interaĆ§Ć£o, respectivamente. Naquele esquema dos elementos da experiĆŖncia do usuĆ”rio, o Garret "contrapƵe" a AI e o DI, como aspectos a serem usados em diferentes projetos (hipertexto e interface de software). Na prĆ”tica, sei que quase sempre o mesmo profissional acaba fazendo as duas funƧƵes. Talvez, no futuro haja uma uniĆ£o entre as duas Ć”reas.

[]s!

Luciano Lobato
http://www.nahipermidia.com.br/blog/