aifia-pt - Re: [AI] AI sem hipertexto?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Gil Barros <gil.barros AT formato.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] AI sem hipertexto?
  • Date: Fri, 05 Jan 2007 14:05:37 -0200

Realmente a AI cresceu muito com a Web (no mundo todo), daí a associação muito
comum entre AI e ambientes digitais, mas acho que o exemplo da Biblioteca de
Carnegie da MAYA Design deixa claro que pode ser (e sempre foi) muito
utilizada
em ambientes não digitais.

Sobre a questão da área de atuação, acho que tanto no Brasil quanto fora estas
áreas ainda estão _muito_ indefinidas e tem muita sobreposição entre si.

Temos Arquitetura da Informação, User Experience, Design de Interface, Design
de
Interação, Usabilidade, Interfaces Humano-Computador, etc., etc., etc. Gosto
do
diagrama do Dan Saffer [1] como um mapa geral.

Mas acho que o mais importante é que esta lista junta pessoas que
essencialmente:
-trabalham com o design de sistemas
-tem uma preocupação com o usuário

Pouco importa o nome, o que importa são os interesses em comum, IMHO.

[],
g.:

1. http://www.odannyboy.com/id/ixd_relationships.pdf