aifia-pt - Re: [AI] Ergodesign e Arquitetura de Informação: Trabalhando com o Usuário - ISBN: 858569680X

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Luiz Agner" <luizagner AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Ergodesign e Arquitetura de Informação: Trabalhando com o Usuário - ISBN: 858569680X
  • Date: Sat, 5 Aug 2006 11:11:24 -0300

Valeu, mestre Bechara!

Além do prefácio de Morville, peço licença para reproduzir aqui a
apresentação da prof. Anamaria de Moraes, que é orientadora do
doutorado em ergonomia e usabilidade de interfaces humano-computador
lá da PUC-Rio. É uma sinopse do livro:

-
"Se, como diz o autor, Luiz Agner, a crise atual é mesmo "de como
transformar informação em conhecimento", ele começou a dar combate à
crise ao optar por produzir um livro de forma bem-humorada e
compreensível para todos os interessados no tema. Resultado de
pesquisas no meio acadêmico, o livro apresenta uma extraordinária
compreensão dos conceitos relacionados à arquitetura de informação
(AI).

É fato que muitos ouvem e falam sobre o tema, mas parece faltar
conhecimento, inclusive porque o campo da AI ainda se encontra em seus
primeiros estágios de definição e nós ainda estamos na fase de debates
para identificar seu escopo.

Com o objetivo de contribuir para o aprofundamento da discussão, Agner
apresenta desde as regras de ouro para um bom projeto de interface e
mais 15 lições de design de interfaces, além de chamar a atenção para
a necessidade de uma visão crítica do problema.

Quatro pontos merecem destaque no livro: a ênfase no papel do usuário
para a qualidade das interfaces, o desafio da pesquisa, testes de
usabilidade e a questão organizacional.
Quanto ao papel do usuário, Agner sugere que o ideal seria dar voz às
necessidades informacionais (e nas tarefas) dos usuários, durante todo
o processo de design e desenvolvimento. Trazer o usuário para dentro
da equipe, para participar da tomada de decisões e interagir com as
interfaces em desenvolvimento.

Ao tratar do desafio da pesquisa, com base em autores conceituados,
declara que o desenho (ou redesenho) de sites complexos deve ser
precedido de pesquisa para gerar um sólido planejamento estratégico de
arquitetura de informação.

Quando surgem problemas na interação humano-computador, a arquitetura
de informação lança mão de uma de suas principais técnicas, tomada
emprestada da ergonomia – os testes de usabilidade –, que o autor
considera imprescindíveis.

Quanto aborda a questão organizacional, relacionando a arquitetura de
informação e a crise contemporânea, Agner apresenta o design como
processo político, a usabilidade como fator de mudança e saúda a
chegada do governo eletrônico como promotora de maior transparência do
Estado. Embora entenda que mais informações deveriam representar mais
oportunidades para compreensão do mundo, admite que isso não ocorre
facilmente.

Baseado em Shneiderman, afirma que é natural que técnicas (como a
introdução da usabilidade nas empresas), assim como o novo papel dos
desenvolvedores e designers de produtos de tecnologia da informação,
causem uma série de problemas... a mudança organizacional é difícil
mesmo.

O melhor é que Agner trata todos esses temas complexos, novos e
controversos com uma linguagem superacessível e sem complicações
desnecessárias.

Ergodesign e arquitetura de informação: trabalhando com o usuário é
leitura recomendada nos cursos de usabilidade de interfaces do
Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas
Humano-Tecnologia (LEUI) da PUC-Rio."

Anamaria de Moraes (PUC-Rio) é organizadora da coletânea de artigos
acadêmicos Design e avaliação de interface e co-autora de Ergodesign
para trabalhos com terminais informatizados.

-