aifia-pt - [AI] SUBMARINO histórico de navegação e página personalizada

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Tatiane Viana <tatixorg AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] SUBMARINO histórico de navegação e página personalizada
  • Date: Mon, 30 Jan 2006 07:56:30 -0300

Pessoal,

Vocês chegavam a perceber algumas mudanças no site da Submarino?

Acho que é interesse discutirmos essas implementações.

Uma delas é o histórico de navegação localizado na parte inferior das
páginas internas.

Não fiz nenhuma análise detalhada mas em 5 minutos escrevi a minha 1ª
impressão:

Vantagens para o usuário
com o histórico posso continuar uma busca que iniciei na semana passada
posso saber onde já visitei e o que falta visitar

Desvantagens para o usuário
apesar de o usuário poder limpar a navegação, acho que poderia ser
mais discreta esta areá, de repente poder minimizá-la algo assim.
Imaginem o usuário que fez uma busca pelo livro "Como trabalhar para
um idiota". Alguns dias depois ele entra no site para ver se tem
alguma promoção nova e no mesmo isntante o chefe para do lado dele e
lê o histórico dele. o chefe até pode ser idiota, mas não é
burro...hehehe

Vantagens para a Submarino
Pode rastrear todas ações do usuário, saber que seções visita mais,
termos de busca mais utilizados...

Desvantagens para a Submarino?
Não consegui encontrar nenhuma

Já sobre a página MEU SUBMARINO é uma página personalizada com seus
gostos que a submarino monta e você ajuda ele a montar (é claro!).

Será se o histórico de navegação está ligado a página personalizada?
(Pergunta sarcástica)

A idéia é interessante e está diretamente ligada a personalização e
colaboração. Personalizo o site para mim, facilito para a Submarino
(vender o que eu procuro) e colaboro com os outros usuários ao opinar
e indicar os livros que já comprei. Acho que a Submarino está fazendo
um piloto, se a idéia der certo, eles vão inserir outras
funcionalidades mais "parrudas". Na real o site não mudou muito,
apenas centralizou coisas que estavam desmembradas (usuário ganhou
mais importância) e jogou uma pitada de sal.

E vcs, o que acham?

Tatiane Viana

  • [AI] SUBMARINO histórico de navegação e página personalizada, Tatiane Viana, 01/30/2006