aifia-pt - [AIfIA-pt] Re: Conceito de classificação facetada

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Sergio Carvalho" <sergio AT sirius.com.br>
  • To: <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Re: Conceito de classificação facetada
  • Date: Thu, 9 Sep 2004 14:43:06 -0300

TatiX,

Um bom tutorial sobre como montar a sua própria classificação facetada:
http://www.miskatonic.org/library/facet-web-howto.html

1. Endeca: Software que realiza buscas baseadas em facetas (navegação
guiada)
http://endeca.com/index.shtml
Dois bons sites feitos com Endeca:
http://www.barnesandnoble.com/ (opção browse books. Escolha uma das
subcategorias de livros e veja como as opção são filtradas pelas escolhas
sucessivas)
http://www.compusa.com/ (entre por exemplo com "notebook" na busca e veja
como os resultados estão organizados pelas facetas)

2. FacetMap. Aqui você monta "na mão" a sua própria classificação. Você pode
montar a sua classificação e fazer upload de um arquivo texto ou XML para
publicar (tem uma versão demo)
http://www.facetmap.com/

Abs,

Sergio