aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] Quem quer livrinhos de AI? - segunda leva

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Livia Labate" <liv AT livlab.com>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] Quem quer livrinhos de AI? - segunda leva
  • Date: Thu, 26 Aug 2004 23:41:50 -0800

> O que mudou da primeira edição para a segunda edição?

Muita coisa. A segunda edicao eh muito mais abrangente e completa. Concordo
que ler a primeira edicao hoje em dia pode ser bem decepcionante - mas fazia
muita diferenca em 1998. Hoje em dia existem ate outros livros de AI que eu
recomendaria para casos especificos (abaixo), mas ainda recomendo esse antes
de qualquer outro. A segunda edicao tem o dobro do tamanho e alem de um
vasto detalhamento de tecnicas e metodos, aborda tambem a parte estrategica
em mais detalhe, o que eu gostei particularmente. Nota: Lou disse que nao ha
planos para uma terceira edicao tao cedo.

> O que a segunda edição agrega valor que a primeira edição não foi capaz?

Aqui estao os dois sumarios para comparacao:
* http://www.oreilly.com/catalog/infotecture/toc.html
* http://www.oreilly.com/catalog/infotecture2/toc.html

> Vocês têm outras sugestões de livros sobre AI?

* Information Architecture: Blueprints for the Web
por Christina Wodtke
http://www.blueprintsfortheweb.com

Christina escreve como se ela estivess batendo papo com voce na hora do
almoco, entao eh uma delicia de ler. Eh bem mais pratico e "hands-on" que o
IA for the WWW (porem menos abrangente). Ela descreve certos metodos
(personas, cenarios, etc) e explica como ela desenvolve cada passo. Eh bem
instrutivo e bastante util como referencia.

Recomendo tanto IA for the WWW quanto o Blueprints for the Web como
referencias basicas de AI.

* Information Architecture for Designers:
Structuring Websites for Business Success
por Peter Van Dijck
http://www.iabook.com

Eu fiz a revisao desse livro entao tenho um 'bias' grande - mas acho que o
Peter escreve muito bem para o publico a quem ele dedicou o livro
(designers). Fala a linguagem dos designers e aborda AI nao de uma forma
'iniciante', mas de uma forma pratica para o designer praticante que tambem
faz trabalho de arquitetura de informacao.

* Don't Make Me Think:
A Common Sense Approach to Web Usability
por Steve Krug
http://www.sensible.com/buythebook.html

Nao eh um livro sobre AI, eh sobre usabilidade para orcamentos apertados.
Mas nao saia de casa sem ele, eh otimo, didatico e muito util. E como nao se
cria nada em AI sem preocupar-se com usabilidade, nao ha absolutamente nada
aqui que seja lido em vao. Continuo recomendando comprar em ingles porque a
traducao eh uma ofensa aa disciplina (navegabilidade e usabilidade
traduzidas como a mesma palavra para o Portugues).

[]'s

Livia Labate
liv AT livlab.com > http://livlab.com < http://aifia.org