aifia-pt - RE: [AIfIA-pt] formação para um arquiteto da informação.

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Laura Cretton Lessa <Laura AT corp.globo.com>
  • To: 'Arquitetura da Informação em Português' <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: RE: [AIfIA-pt] formação para um arquiteto da informação.
  • Date: Mon, 5 Jul 2004 09:51:03 -0300

Oi, Edson.

Infelizmente, não sei de cursos e formações de AI no Brasil. Aliás, se
alguém tiver notícia de algum curso, por favor me avise. Eu gostaria de
fazer um panorama sobre as alternativas educacionais que um arquiteto tem
por aqui, mas ainda não encontrei nada.

Falando de temas próximos, o que eu já fiz - e você já deve ter ouvido falar
- é o curso de Ergonomia e Usabilidade, da Anamaria de Morais, na PUC. Eles
até tem um módulo que fala de AI, mas é bem raso.

Sobre leituras obrigatórias, recomendo:

- The Information Architecture for the World Wide Web, de Peter Morville e
Louis Rosenfeld
A 2a edição, que é quase o dobro da 1a. Esse é livro é meio "bíblia" e
procura cobrir todos os temas relativos à AI, tem que ler.
http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/0596000359/qid=/sr=/ref=cm_lm_
asin/104-4698774-9576761?v=glance

- Blueprints for the World Wide Web
Esse aqui é bem leve e dá uns exemplos legais de documentos e algumas dicas
de como fazer alguns processos de AI.
http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/0735712506/qid=1089031387/sr=1
-2/ref=sr_1_2/104-4698774-9576761?v=glance&s=books

Além disso, recomendo uma olhada nesse site sempre que você quiser saber
sobre algum termos relacionado à AI:
http://www.iawiki.net/IAwiki

É isso, depois você conta o que achou.

[]´s