aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] Globo Media Center

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Alexandre Moreno Castellani" <ale AT aleweb.com.br>
  • To: Arquitetura da "Informa��o" em "Portugu�s" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] Globo Media Center
  • Date: Wed, 12 May 2004 19:11:49 -0300

> Não concordo com a premissa de que ícones devem ser imediatamente
> reconhecíveis. Para mim, eles servem para memorizar algum comando frequente.
> Por isso, eles devem vir associados a rótulos. Porém, no caso de espaço
> limitado (como em handhelds e os thumbnails do catálogo de vídeos) os
> rótulos podem ser abolidos.

não funciona.
icone que não é imediatamente reconhecivel não é icone!
mas deixa a semiótica pra lá!!! ;-)

uma histórinha.
a um tempão atrás fizemos (agênciaclick) um site pra brastemp que usava e
abusava de icones.
fizemos testes e análises e esse site acabou sendo substituído pelo atual.
e a primeira coisa a morrer foram justamente os icones.
descobrimos que o usuário não entendia aquilo tudo. ela precisava de um guia
para navagar!
era complicado. não era intuitivo. não funcionava.

ali tinham 2 problemas.
primeiro: a quantidade. virou um vicio. tudo virava icone...
segundo: chegou uma hora que vc não conseguia ser claro. o incone não era
"imediatamente reconhecível".

enfim...
complicado representar graficamente o que é uma integra.
da forma que tá já gera confusão! o que é integra?
foi uma dúvida que apareceu num teste hj...

> Vejo a função de adicionar à playlist como uma opção expert e, acredito que
> nos testes de usabilidade vocês comprovem isso. Duvido que de primeira, o
> usuário já consiga montar todo o modelo mental da metáfora da playlist e
> planejar uma sessão sequencial de vídeos.

tem acontecido...
viva os testes de usabilidades. tb acreditava que essa função era "uma opção
expert".
se tivesse apostado, perderia. :-)

e outra... eu quero que todo mundo use isso! é (uma das) graça (diferencial)
do produto.
não quero que seja uma "opção expert". quero que seja uma opção pra qualquer
um!
quanto mais fácil for... melhor.

a interface do GMC já tem muito ponto de atrito. Já tem muita coisa onde o
usuário para pra pensar.
como disse lá em cima: o próprio nome integra! "passe livre"? play? stop?
como apago o filme? da pra salvar a playlist? o que é playlist?
[s]