aifia-pt - [AIfIA-pt] Segurança ou facilidade?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: DNA <leonardodna AT yahoo.com.br>
  • To: AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org, wduse AT 10minutos.com.br
  • Cc:
  • Subject: [AIfIA-pt] Segurança ou facilidade?
  • Date: Wed, 14 Apr 2004 00:55:27 -0300

Um fato engraçado que ocorreu aqui em casa. Minha mãe estava querendo acessar o site do Roberto shinyashiki. Até ai tudo bem. Ela é aquele tipo de pessoa que realmente *não entende* de internet... Ela é da turma do "Vai clicando que uma hora vai"...

Ai começam os problemas: Qual o site dele?
Pra começar que "shinyashiki" Não é um nome fácil de decorar... Até ai tudo bem. Uma visita rápida ao google e as palavras chaves resolvem o problema.

Ela acessa o site e clica em artigos. Precisa de cadastro, até ai tudo bem. Aquele cadastro básico: nome, email, data de nascimento, etc...

Digita a senha, redigita a senha, ok.

*"Em breve você estará recebendo um email de confirmação"*

Ok... E dá-lhe explicar o que é esse tal email de confirmação. Que você tem de acessar seu email, ver se o email chegou, entrar nele, clicar no link de verificação para depois fazer o login. (simples para quem já conhece. Mas complicado para quem nunca viu)

Nesse meio tempo, ela acabou esquecendo a senha. Clica no botão "esqueci a minha senha", digita o seu email. Espera o email de confirmação. No email:

*"Para pedir uma nova senha, clique no link abaixo"*

/Mas eu já não havia pedido uma nova senha?/

Clico no link. Acesso a página e vejo:

*"Clique no botão abaixo para pedir a sua nova senha"*

/De novo?/

Clico no botão. aparece o aviso de esperar o email. Espero um tempo e acesso o email.

*"Sua senha é cEiLv3D"*

Ok. Pega a senha monstruosa. Faz o login. clica em alterar cadastro. Lá dentro acessa outro link especial pra mudar a senha. Efetua a mudança de senha. Feito!

/Nossa! Não tem de confirmar via email? Que estranho.../

Enfim. Após 40 árduos minutos uma pessoa com pouca experiência em navegar na internet conseguiu acessar uma simples página de artigos. Nisso, eu fiquei pensando em algumas coisas:

Há tantos quesitos de segurança e verificação, mas eles são realmente necessários?

Como conduzir um usuário leigo nesses casos? (Pq só faltou o micro ser atirado pela janela...)

Até que ponto isso pode ser abdicado em favor de uma facilidade maior para o usuário?

[]'s
Leonardo Prado