aifia-pt - [AIfIA-pt] Organizando por audiência (era: Organização da Informação)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Ricardo Martins | Design & Comunicação <ralexm AT terra.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Organizando por audiência (era: Organização da Informação)
  • Date: Fri, 24 Oct 2003 22:25:06 -0200

Oi Marta, tudo bem?

Um bom exemplo de site onde é usada a organização por audiência é o site da
Brasil Telecom: www.brasiltelecom.com.br

Lá você poderá ver que existem 3 públicos distintos, com necessidades
diferentes de informação.

O esquema de organização em que você agrupa as informações por audiência,
nada mais é do que um modo de oferecer pro usuário apenas aquilo que é
relevante para ele, por exemplo, sem ficar inundando uma criança com
conteúdo infantil misturado com conteúdo pra adultos.

As audiências podem ser divididas por idade (infantil, adolescente, adulto,
etc), por gênero (masculino, feminino, outros, etc), por interesses
(culinária, futebol, games, música), e cada divisão dessas pode ser dividida
novamente, como no caso de música, que poderia ser subdividida por assunto
(pop, rock, sertanejo, jazz, country, etc). Geralmente num site de grande
porte é usado um esquema de divisão misto ou híbrido, em que são combinados
esquemas diferentes. Posso dividir por audiência (público) num primeiro
instante, depois por assunto, depois uso um esquema exato (divisão
cronológica, por ordem alfabética, etc). Veja um exemplo num site voltado
para quem gosta de música:

1ª Divisão:
Por tipo de público (Esquema Ambíguo)
- Eletrônica
- Pop
- Grunge

2ª Divisão:
Por Assunto (Esquema Ambíguo)
Dentro de Eletrônica, posso dividir em:
- Dance
- Techno
- Trance

3ª Divisão:
Por Ordem Alfabética (Esquema Exato)
Dentro de Dance, posso agrupar as bandas em:
- A
- B
- C
- D

Essas divisões dependem muito do cenário em que seu usuário se encontra.
Para isso é útil fazer a divisão com pequenos cartões, que simulam as partes
do site e depois pedir para os usuários verificarem como eles preferem que
as informações sejam agrupadas. Ainda existem outras técnicas para
confrontar o esquema de organização da informação com os usuários, chamados
de personas.

Se quiser, podemos falar mais sobre isso, ok?

Um abraço,

Ricardo Martins
Curitiba - PR