aifia-pt - [AIfIA-pt] EAD e e-learning

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: lcianconi AT andima.com.br
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] EAD e e-learning
  • Date: Tue, 2 Sep 2003 12:49:22 -0300

Tatix, tudo bom?

Eu discordo um poquinho dessa visão de que EAD e e-learning são a mesma coisa.

1 - EAD, que agora vem sendo chamado de educação a distância (e não ensino a distância), na minha visão, não engloba apenas o ensino online. Lembram daquelas revistinhas que tinham pacotes de ensino por correspondência? Isso também não é um tipo de educação a distância?! :) É a velha máxima de achar que o mundo só surgiu com a tecnologia. Existem várias empresas que ensinam a distância há décadas e nunca usaram o computador como plataforma. Essas empresas devem ser excluídas do EAD por isso?

2 - E-learing, ao meu ver, é mais visto como treinamento online na internet, que é diferente de um treinamento online qualquer - esse termo online, diferente do que muitos pensam, não surgiu apenas com a internet, que foi o caso do e-learning. O online existe desde a década de 60, 70, quando começaram a surgir as grandes redes de computadores das empresas. Na época essas redes eram  formadas por computadores de grande porte e os usuários acessavam as informações através dos chamados terminias burros.

Uma boa forma de saber qual o uso é o correto desses termos técnicos, é consultar  os dicionários. Vejam se ali eles estão usando os termos como sinônimos ou não. Um bom exemplo disso é que tem muita gente que acha que on line e online são a mesma coisa e não são. Um é advérbio e o outro é adjetivo.

E outra coisa é em relação ao uso dos termos técnicos em sites. Tem-se que tomar muito cuidado com o uso desses termos quando você for disponibilizar as informações em um site que englobe e-learning. Você sabe o que é EAD. Mas e o seu usuário, sabe?

Abraços,
Leticia

"Tatix" <t4tix AT terra.com.br>
Enviado Por: aifia-pt-bounces AT lists.ibiblio.org

02/09/2003 12:58
Responder a Arquitetura da Informação em Português