aifia-pt - Re: RES: [AIfIA-pt] Re: Excesso de técnica

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: lcianconi AT andima.com.br
  • To: Arquitetura da Informacao em Portugues <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: RES: [AIfIA-pt] Re: Excesso de técnica
  • Date: Thu, 31 Jul 2003 12:26:40 -0300

Olá, lista!

Concordo com o que a Juliana, Ana Luísa e Lívia falaram.

Não acho que falarmos de teoria signifique que estamos discriminando os técnicos e os "amadores". Não estamos falando da teoria para uma pessoa que quer ter um blog pessoal e voltado apenas para seus amigos. Ninguém aqui está disposto a estudar a AI para fazer sites pessoais. Estamos falando de melhorar e aperfeiçoar a parte corporativa e científica da rede. O que não pode acontecer é o profissinal web saber apenas o html, as ferramentas e se considerar um profissional web, que é o que ainda ocorre hoje em dia.

Acho que foi o Irapuan que disse que o cara que sabe html não precisa saber nada além disso. Discordo. O profissional HTMLer é o "produtor gráfico" da web. O cara que pega o que o design faz no Photoshop e o sistema sem layout elaborado pelo analista de sistema/programador e põe aquilo pra funcionar. Na minha visão, eu acho que esse profissional deve saber um pouco da teroia e o funcionamento daquilo que ele lida. Até para questionar coisas que ele julgue estarem estranhas, por que não?  Se estamos falando de trabalho de equipe, podemos qualificar todos os lados da equipe.

Bem como acredito que o design, além de entender de Photoshop, Flash e AI, deve entender de HTML também. Digo isso porque em listas de design vejo muito esse questionamento: "o design não precisa saber html, outros que saibam". Ninguém questiona se o design de mída impressa deve entender ou não sobre papel, cores, sistema gráfico etc. Mesmo que ele tenha a figura do produtor gráfico, ele sabe que deve conhecer a mídia para o qual está trabalhando.  Não entendo porque questionar isso com o design de web.

E também, quando falamos em profissional técnico, temos que ver o que estamos chamando de técnico. Se estivermos chamando de técnico o analista de sistemas, então ele deve conhecer muito bem AI e a teoria, para não elaborar a estrutura por trás do site de forma errada.

Abraços,

Leticia