aifia-pt - [AIfIA-pt] Palestra sobre Arquitetura de Informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Livia Labate" <liv AT livlab.com>
  • To: "Arquitetura da Informacao em Portugues" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Palestra sobre Arquitetura de Informação
  • Date: Thu, 22 May 2003 15:29:06 -0300

Olá pessoal,

A palestra foi muito bacana, pelo menos do ponto de vista de quem estava
dando a palestra *rs*. Eu realmente gostei de poder falar sobre AI e a
experiência do usuário para um público que estava genuinamente interessado.

A minha exposição foi sobre a experiência do usuário e como a AI faz parte
deste processo, levando-se em consideração o design centrado no usuário.
Quem estiver interessado, pode fazer o download da apresentação aqui:
http://www.livlab.com/anhembi.html

Fiquei surpresa com o público. Eu estava esperando encontrar somente
estudantes, mas vi que estava bem misturado com o pessoal que já trabalha na
área. Isso foi refletido na parte de perguntas e reposta após a exposição,
onde surgiram os mais variados tipos de perguntas.

As perguntas foram desde como criar um vocabulário controlado para busca
interna em um site que use Flash, até como um designer que trabalha como
freela e faz TUDO, pode fazer pesquisa de usuário, criar um projeto bem
estruturado e ainda vender isso pro cliente. Pois é, ninguém me perguntou
algo do tipo "o que é usabilidade" - tá vendo, até isso fica simples *rs*.

Eu estou aguardando o vídeo da Anhembi para que eu possa colher as perguntas
e colocar lá no site com um pouco mais de detalhamento e adicionar algumas
referências, porque é humanamente impossível explicar como conduzir um teste
de usabilidade em 2 minutos após já ter falado uma hora e meia.

Se tudo der certo vou digitalizar o vídeo, assim quem não pôde ir poderá
assistir via 'streaming'. Vai depender da Anhembi e se eles cedem o vídeo.
Se não, eu vou fazer uma narração em mp3 e colocar junto como o ppt, dessa
maneira a apresentação tem mais utilidade do que um monte de pontos
bonitinhos. :)

Além disso foi uma boa oportunidade para falar da AIfIA e desta lista. Fui
aborrecidamente enfática sobre a importância de que todos venham para cá :)

C'est ça.

Livia Labate
www.livlab.com | liv AT livlab.com