cc-br - Re: [cc-br] mudança de licença. PODE?

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "Felipe Sanches" <felipe.sanches AT gmail.com>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] mudança de licença. PODE?
  • Date: Sat, 15 Dec 2007 15:03:35 -0200

se vc realmente quer saber... ele disse que "deixou do jeito que tava
pra não me encherem o saco"

Gente, meu pai é muito leigo. Ele não quer ouvir falar em legalês. Ele
me perguntou do que se tratava o CC um tempo atrás, eu expliquei, e na
época ele gostou da idéia de usar a licença by-sa. Entretanto, duvido
que ele tenha entendido tudo. E aparentemente não quer saber tmb. Ele,
assim como muitas outras pessoas, nunca vai parar pra ouvir tudo isso
q vocês estão discutindo aqui. Infelizmente, acho que pro meu pai o
que vale mesmo é a atitude pragmática. Ele difícilmente terá paciencia
pra lidar com isso tudo.

Sinceramente, acho que este tipo de problema é inerente à tentativa de
tratar bens intangíveis como algo apropriável: às vezes acho que se
trata de completo nonsense. Isto causa um caos na cabeça das pessoas.
Ao mesmo tempo uma pessoa é capaz de achar tolerável a cópia não
autorizada de músicas na internet e DVDs de barraquinha e também de
achar que tem direito absoluto de proibir o reuso de suas próprias
obras.

A cabeça das pessoas costuma dar esse nó justamente por causa da
natureza não-rival dos bens intangíveis misturado à lógica de mercado
que artificialmente rivaliza tais bens.

Juca