cc-br - Re: [cc-br]duvidas quanto ao uso não-comercial

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "Marcelo Akira" <marcelo.akira AT gmail.com>
  • To: soares AT marcusvinicius.eti.br
  • Cc: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br]duvidas quanto ao uso não-comercial
  • Date: Mon, 3 Apr 2006 02:41:57 -0300

On 4/2/06, Marcus Vinicius <soares AT marcusvinicius.eti.br> wrote:
> Olá Marcelo,
> O que vem depois do
> "The system and its documentation may be redistributed, except as restricted
> below..."
> Seria melhor que você postasse uma cópia integral da licença para podermos
> ter uma visão mais ampla do problema, ok?

Desculpe o resumo. Notem que a licença é bem curta e não esclarece muito:

"BlueJ copyright, license and distribution

The BlueJ system and the tutorial are freely available to anyone 'as
is' for use and non-commercial distribution. The system and its
documentation may be redistributed, except as restricted below.

Disassembly of the system is prohibited. Alteration and reuse of
substantial parts of the documentation only with explicit permission
from the authors.

No part of the BlueJ system or its documentation may be sold for
profit or included in a package that is sold for profit without
written authorisation of the authors.

The copyright (c) for BlueJ is held by M. Kölling and J. Rosenberg"

Disponível em: http://www.bluej.org/about/license.html

Dei uma lida na licença jurídica completa CC-NC e percebi que é bem
*completa*. Pelo que percebi no texto completo, se a CC-BY-NC-SA [1]
fosse aplicada ao software acima, eu não poderia de forma alguma
utilizá-la em um curso particular:

"o Licenciante reserva o seu direito exclusivo de coletar, seja
individualmente ou através de entidades coletoras de direitos de
execução (por exemplo, SoundExchange ou ECAD), royalties e direitos
autorais pela execução digital pública (por exemplo, Webcasting) da
Obra, conforme as disposições aplicáveis de direito autoral, se a
execução digital pública feita por Você for predominantemente
intencionada ou direcionada à obtenção de vantagem comercial ou
compensação monetária privada."

Ou seja, pelo que percebi, a licença do BlueJ é bastante ambígua e da
Creative Commons é também ambígua para o usuário leigo, que tem
dificuldades técnicas de interpretar a licença jurídica completa?
Conclui corretamente?

[1] http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/legalcode

Abraços,
--