cc-br - [cc-br] Quase off topic

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "R H Barchilon (Master)" <roberto AT barchilon.com>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [cc-br] Quase off topic
  • Date: Wed, 10 Mar 2004 19:39:23 -0300

Amigos da lista,

Já que a lista anda meio parada, aí vai um off topic.

Pra quem não sabe, a CPI da Pirataria da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, capitaneada pelo recém-eleito deputado Júlio Lopes (aquele mesmo que tem um programa de entrevistas na TV), há poucos dias, numa diligência monstruosa, com policiais armados até os dentes, apreendeu dezenas de computadores de trabalhadores em boxes onde se instalam pequenas oficinas de reparo e venda de partes e peças, que se concentram num lugar chamado "Infoshopping", situado no elegante bairro da Barra da Tijuca, mas que também tem outros estabelecimentos do tipo em vários outros bairros da cidade.

A apreensão se deu por constatação de instalação de sistemas operacionais da M$ e sua suíte.

A M$ está por trás disso ? Parece que sim: técnicos da M$ acompanhavam a diligência, identificando para as autoridades os números das cópias piratas...

Os rapazes - todos muito jovens - são trabalhadores dos quais já me vali inumeras vezes em emergências.

Caçadores de peças extintas. Fuçadores de segredos perdidos. Realmente estudiosos os meninos.

Foram apreendidas quase cem máquinas no local.

Não acho justo o que fizeram com esses garotos.

Além disso, precisam trabalhar com Windows para poder consertar as máquinas dos clientes e para estudar seus problemas. A M$ finge que entende o dilema dos consertadores de computador, mas, na verdade, não entende. Não existe um tipo de licença que os regularize. Parece que a M$ quer mesmo a sua completa extinção. No mínimo para ajudar seus parceiros OEM.

A tal da CPI, entretanto, parece querer achar um bode expiatório para a pirataria, e já achou: ataca os meninos que ficam nos stands desse centro de informática consertando máquinas e vendendo peças de reposição.

Claro que usavam software pirata, mas não é essa visão pequena que vai resolver o problema.

O problema jurídico é que, sem que o sistema operacional venha do cliente com licença da M$, os garotos não poderão mais consertar nada, pois, como se sabe, a adição ou alteração de componentes enseja reinstalação do SO no Win2k e Xp.

Como fui chamado a defendê-los, propus a imediata criação de uma associação que congregue a todos para viabilizar o banimento da microsoft dos computadores deles e, aos poucos, dos clientes.

Por enquanto, além das medidas jurídicas em sua defesa, para liberação das máquinas dos clientes, o plano é criar um fundo comum que forneça a todos eles meios e conhecimento suficiente para poder instalar LINUX nas máquinas entregues a serviço, particionando discos para poder continuar a atender a clientela.

Acho que posso colher boas sugestões de vcs.

Confesso que nunca tinha pensado no assunto por esse prisma e achei fascinante.