aifia-pt - Re: [AI] Pesquisa com crianças

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Ana Coli <anaccoli AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Pesquisa com crianças
  • Date: Wed, 11 Jul 2012 15:01:07 -0300

Oi, Daniel, tudo bem?

O método depende muito do objetivo que você quer atingir, mas eu não descartaria um teste de usabilidade. Caso sua interface ainda não esteja pronta, o melhor seria usar um método investigavo no começo, como um focus group, e deixar para testar o site na fase de homologação, antes do lançamento - numa interface voltada para crianças, o visual, as interações e os sons pesam muito, então é complicado testar em protótipo.

Em 2010, conduzimos na  Saiba + um teste de usabilidade com crianças que foi extremamente rico. Uma das nossas principais preocupações foi o roteiro: decidimos que o melhor caminho era deixá-lo o mais aberto possível. Tínhamos a necessidade de que a criança jogasse três tipos de games dentro do site, mas os games estavam espalhados pelo universo dos personagens. Então a decisão era da criança: ela escolhia o personagem e os joguinhos que quisesse e, se faltava algum tipo de jogo, no final da navegação nós pedíamos para que ela jogasse um tipo de game específico (isso fazia parte da nossa necessidade de fazer uma avaliação mais geral de como funcionava o site).

Outros cuidados que tomamos foi dividir a amostra entre crianças mais novas (7 a 9 anos) e mais velhas (10 a 12 anos). Descobrimos que realmente o comportamente entra elas era diferente, bem como entre as meninas e os meninos. Ah, o tempo da sessão também é importante: se até os adultos se cansam depois da primeira hora, com as crianças esse deve ser o tempo limite - se bem que algumas se empolgavam tanto com os jogos que não queriam mais ir embora!

Espero que você consiga implantar alguma técnica de pesquisa no seu projeto, com certeza irá enriquecê-lo bastante.

Abs,

--

Ana Coli
anacoli AT saiba-mais.com