aifia-pt - Re: [AI] Trabalho sobre Porototipação Ágil

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: Matheus Neves <matheus.neves AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Trabalho sobre Porototipação Ágil
  • Date: Fri, 3 Feb 2012 11:03:10 -0200

Na minha visão os "protótipos ágeis" como os feitos em papel ou
guardanapo, sem um caráter formal, podem auxiliar no levantamento de
requisitos.

Eles seriam um suporte ao diálogo incial entre cliente e fornecedor.

Dentro do ciclo de engenharia de sfotware a prototipação ocorre em
estágios mais avançados do levantamento de requisitos. Defendo que se
ocorrer inicialmente, sem um caráter formal e mais exploratório, pode
elucidar diversas questões que normalmente temos uma dificuldade em
extrair do cliente.

Em órgãos governamentais, é comum que áreas requisitantes tenham pouco
ou nenhum conhecimento tecnológico e portanto tenham uma grande
dificuldade na descrição textual ou falada de suas necessidades. Uma
vez conhecendo como se "desenha" protótipos estas pessoas poderiam se
expressar melhor, tendo em vista que essas pessoas já possuem uma
grnade experiência adquirida através do manuseio de diversas outras
ferramentas eletrônicas.

Em resumo é tipo o principio da iúca do livro design apra quem não eh
designer.

Abraços