aifia-pt - Re: [AI] Em agencias de publicidade, o AI deve ficar em qual área?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: elisa volpato <elisavolpato AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Em agencias de publicidade, o AI deve ficar em qual área?
  • Date: Wed, 23 Feb 2011 00:47:15 -0300

Daniel,

Tudo bom?

Gente, que exagerado. Eu super acho importante o papel de AI, mas não é que é assim marcado a ferro e fogo, né? Levante a mão aqui quem já conseguiu inserir pesquisa com usuário e toda uma metodologia de UX em uma agência que cria mini-sites e ações simples, feitas para morrer em pouco tempo. Hein, hein? Não que seja o caso do Daniel, mas só queria levantar a bandeira aqui.

Eu acho que, dependendo do tipo de trabalho executado, a agência não precisa de AI. Não que eu não ache o papel de AI importante (não vou falar mal do meu ganha-pão), mas às vezes mais vale ter a noção de arquitetura e usabilidade em outros profissionais do que ter um profissional dedicado a isso. Num é? Acho que em casos simples um bom designer pode dar conta do recado. Ou um profissional de planejamento com noção para dar uma olhada crítica.

Agora, se for para contratar UM ai, eu sugeriria deixá-lo dentro do planejamento para se envolver desde o começo do processo, mas com liberdade de ir lá fazer brainstorm com a criação e ir lá validar o que o povo tá desenvolvendo também. Se eu fosse voltar a trabalhar em agência seria assim que gostaria que fosse. :)

[]s,

Elisa.