aifia-pt - Re: [AI] Novo Site do Registro.Br

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Gino Rodrigues <ginorodrigues AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Novo Site do Registro.Br
  • Date: Fri, 1 Oct 2010 17:16:53 -0300

No que se refere a Arquitetura da Informação, percebi boas evoluções.

1. O "Acesso ao sistema" (atividade primária do site) agora é aberto na página inicial, além de ser a primeira opção da navegação global. Eu já perdi tempo procurando acesso no passado, porque não sabia onde ficava o acesso na versão anterior (se não me engano, ficava em "Registro")

2. Em apoio aos leigos, foi introduzida uma navegação guiada na página inicial, recurso que tem muita eficiência em interações transacionais como internet banking e ecommerce.
https://registro.br/cgi-bin/nicbr/stini?fqdn=testeste.com.br

3. Uma navegação wizard também foi introduzida para "Problemas com seu domínio?". Não fui muito adiante nela, mas certamente é um recurso mais valioso e interativo que os costumeiros longos blocos de textos explicativos.
http://registro.br/cgi-bin/wizard/?fqdn=registro.br

4. A página interna "Manutenção do domínio" foi simplificada na seção "DNS", que na versão anterior devia ser grande barreira para usuários leigos.

5. O site anterior era desprovido de sistema de busca. Uma ótima solução paleativa foi utilizar a busca personalizada Google, já que muitos usuários que desconhecem o protocolo de busca "site:" recorrem a outras fontes de informação.

6. As seções informativas ou normativas estão agregadas em "Domínios.br". Antes se encontravam espalhadas, como se pode perceber em toda navegação da versão anterior., o que contribuía para um desconforto geral de encontrabilidade.

7. A acessibilidade, como meio de transmissão da AI no máximo de condições possíveis, parece ter sido razoavelmente considerada neste projeto.
http://registro.br/acessibilidade.

No que se refere ao acabamento visual, melhorias são eternamente possíveis, mas acho o resultado aceitável para o contexto do Registro.br.