aifia-pt - Re: [AI] R7

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Victor Campanha <victor.fcampanha AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] R7
  • Date: Tue, 29 Sep 2009 17:08:30 -0300

Estou apenas começando na área e não poderia ser prepotente para
julgar o trabalho de pessoas obviamente muito capacidatas e com forte
experiência. Além disso, não estou por dentro das estretégias de
negócio e expectativas que a Record tem com esse projeto. De qualquer
forma, gostaria de propor uma análise a respeito.

Se, a partir dos testes de usablidade e pesquisas com os usuários, os
arquitetos e designers chegaram a esse produto final, é porque os
usuários possuem um repertório vindo de algum lugar. Talvez do G1, de
portais internacionais de notícias, etc. Ok, o novo portal funcionará.
Concordam que esse repertório do público surgiu porque esses projetos
usados como referência determinaram isso? Mas por que essa é
necessariamente a melhor solução?

Em uma palestra, Caio Vassão, um professor meu, citou um caso que fiz
uma relação, vou dar uma resumida: "Após um naufrágio de um navio um
dos tripulantes, para se salvar, usou a tampa de um piano para se
manter na superficie. Deu certo e ele foi resgatado. Depois de um
tempo, ele resolveu fazer uma fábrica de tampas de piano para fazer
parte do equipamento de segurança das embarcações, pois, para ele,
esse foi o objeto que permitiu que ele se salvasse, tinha a
experiência de que funcionava". Claro que sabemos que há bóias muito
mais eficientes. Mas o que eu quero dizer é: Será que o modelo "G1" de
portais de notícias também não pode ser uma tampa de piano que pode
ser melhorada e trazer uma nova referência para outros portais se
basearem e assim sucessivamente?

Vocês concordam com o que eu disse? Como falei, não sei a estratégia
da Record, se o intuito não é inovar, evitar erros, etc, não podemos
julgar.

Victor Campanha
Designer de Interface
Blog: http://www.victorcampanha.com/blog