aifia-pt - Re: [AI] Pesquisa de opinião

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Danilo Barros <danilobarros AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Pesquisa de opinião
  • Date: Fri, 4 Sep 2009 11:00:47 -0300

Olá Bete,

Eu acho que você já está começando errado, pois não existe um modelo padrão para compor perguntas para um teste. Uuma avaliação bem executada deve ser dirigida por metas e perguntas adequadas a cada situação e público. Acho que o melhor para você talvez seja seguir algum framework para avaliação, como por exemplo o DECIDE:
1- Determine the goals;
2-  Explore the questions;
3-  Choose the evaluation paradigm and techniques;
4- Identify the practical issues;
5- Decide how to deal with the ethical issues;
6- Evaluate, interpret, and present the data.

Se você ainda não sabe o que perguntar, com certeza não vai conseguir avaliar bem as respostas. Então, aconselho que defina melhor o que quer avaliar, determine as suas próprias questões e a partir disso escolha a técnica mais adequada. Acredito que dessa forma seus testes vão ser muito mais bem sucedidos.

Abraços,

Danilo Barros.