Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Cenários

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Ricardo Grzeca <grzeca AT hotmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Cenários
  • Date: Wed, 3 Dec 2008 15:55:41 -0200

Meu problema com técnicas que fornecem moldes para processos de "ideação" é que esses moldes acabam por engessar a coisa toda.
Vejo recursos como a SSNiF ( que tem o pior nome marketeiro de todos os tempos, imho ) como uma forma de decupar um cenário mais amplo e documentar as opções identificadas, mas não a usaria para explorar todas as possibilidades. Para dar um exemplo:

S: viajante eventual
S: tem uma reunião com um cliente em outro estado
Ni: encontrar uma passagem para um voo de última hora
F: busca por passagens

versus

Cenário:
Ricardo trabalha como gerente de projetos em uma pequena consultoria de TI e eventualmente tem que se deslocar para outros estados para reuniões com clientes. Não raro essas reuniões são marcadas com apenas alguns dias de antecedência.
No começo da semana Ricardo costuma planejar suas atividades e reservar algumas horas para eventuais contratempos e urgências. Sua rotina de trabalho tende a manter uma certa estabilidade com poucas variações, se dividindo entre reuniões com os times para levantar o status dos projetos, consolidação e elaboração de relatórios que serão enviados para os clientes, apresentação de releases e milestones para clientes e negociação de mudanças de escopo e prazo.
Durante uma reunião em um cliente Ricardo recebeu um email do cliente X em seu BlackBerry solicitando uma reunião com urgência por estar preocupado com o andamento do projeto Y. ASAP Ricardo acessa a versão mobile do website da companhia aerea Bola na Trave e faz uma pesquisa pelos voos nos próximos 3 dias com ida no começo dos turnos e retorno no final, dessa forma ele poderá ir para a reunião e ainda conseguirá se manter dentro de seu cronograma em grande parte do dia. Ao encontrar a combinação ideal de voos, Ricardo conclui a transação e recebe uma mensagem de confirmação e ainda dois eventos para adicionar ao seu aplicativo de calendário.

Variação 1
... Ricardo recebeu um email do cliente X em seu BlackBerry solicitando uma reunião com urgência por estar preocupado com o andamento do projeto Y.
Ao retornar ao escritório ele faz uma pesquisa no website da companhia aerea Bola na Trave pelos voos nos próximos 3 dias com ida no começo dos turnos e retorno no final. Dessa forma ele poderá ir para a reunião e ainda conseguirá se manter dentro de seu cronograma em grande parte do dia. Ao encontrar a combinação ideal de voos, Ricardo confirma a data e horário da reunião com o cliente e conclui a transação, recebendo em seguida uma mensagem de confirmação e ainda dois eventos (voo de ida e de volta) para adicionar ao seu aplicativo de calendário.


Perceba que o cenário no estilo narrativa traz mais informações extraídas da persona, como a atividade/profissão do usuário e seus recursos tecnológicos e traz detalhes mais ricos para entender o contexto em que a necessidade é percebida e o recurso é utilizado.
Com essas informações o designer de interação pode por exemplo estabelecer que é necessário trazer os resultados de +1 ou -1 dia a partir da data selecionada ou ainda trazer alguma opção de pacotes para voos de curtissima duração em que o usuário apenas precisa escolher sua origem e destino e o aplicativo trará as combinações disponíveis nos proximos 5 dias e que permitam que ele permaneça por 4 horas no destino.


Os storyboards sugeridos pelo Frederick são ótimos quando seu público tiver muitas dificuldades em perceber o contexto em que um recurso será utilizado (o clássico "não entendeu? eu desenho") ou ainda para ilustrar interações complexas, especialmente as utilizadas em aplicações AJAX/RIA. Esses storyboards podem tanto ser apenas da sequencia de telas e estados do sistema como também do contexto de utilização. Depende muito do target do documento e especialmente da verba.

Abraço.

R



Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page