aifia-pt - [AI] Por onde começar

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "vinicius krause" <kr.vinicius AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] Por onde começar
  • Date: Thu, 30 Oct 2008 14:31:35 -0300

Fala Edimar !

Acho q não só pra te dar uma força, mais para formar um campo de referência que ajude todo mundo que se interessa por arquitetura de informação e está começando (como eu !), era legal a gente montar uma lista de obras "canônicas" da arquitetura e da usabiilidade pra web em geral.

Pra começar, além do dito livro do urso popular (Information Architeture for the world wide web - Peter Morville e Louis Rosenfeld ) , eu sugeriria o livro do Jakob Nielsen "Designing Web Usability:  the practice of simplicity" ( Projetando web sites - A prática da simplicidade, tradução em português, editora campus)

Claro q muita gente tem alguns receios quanto aos escritos do Nielsen, mas é fundamental conhecer a sua obra nem que seja para contestar. É o tipo de informação de raiz que por mais defasada que seja, consiste no fundamento de todo um processo de aprendizagem.

Vamos formar esta lista pra que exista um padrão de referência que ajude tanto os novatos quanto os arquitetos experientes a não se perderem por aí na "terceira onda" - (Leiam o livro do Alvin Tofler - vale a pena)

Abraço pra todo mundo!

--
Vinícius Krause

tel. (41) 3284-5474
     (41) 3278-8723

http://www.webkrause.com/vinicius

  • [AI] Por onde começar, vinicius krause, 10/30/2008