aifia-pt - [AI] RES: Semiótica

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Bruno Canato" <bruno.canato AT ithink.com.br>
  • To: 'Arquitetura da Informação (em Português)' <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: Semiótica
  • Date: Thu, 25 Sep 2008 14:37:40 -0300

Eu tenho interesse. J

A questão legal aqui é QUAL semiótica usar.

A Santaella, se bem me lembro, é partidária da semiótica peirciana. Mas esta não é a única – existe a semiótica russa e a semiótica visual e tensiva do Greimas. Atualmente estou lendo sobre a última e pensando o quanto ela pode ser casada com a idéia de usabilidade e arquitetura de informação. Atualmente, eu tenho pesquisado muitos sites para crianças, e é incrível o quanto, nesse caso, podemos pensar neles, seguindo a lógica da semiótica greimasiana, em um gráfico de intensidade (linguagem de games) x extensidade (linguagem “tradicional” de navegação).

Bruno Canato