aifia-pt - Re: [AI] AI e SOA

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Luciano Rodrigues" <luciano.rodrigues AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] AI e SOA
  • Date: Thu, 6 Mar 2008 12:13:18 -0300

E aí Daniel.

Olha, acho que sou meio suspeito pra falar, pois acabei de começar uma pós graduação em Engenharia de Software baseada em SOA, mas vamos lá...

Eu também vejo muita similaridade entre as áreas de AI e Engenharia de Software e Análise de Sistemas: geralmente são as pessoas dessas áreas as reponsáveis por conversar e captar as necessidades dos clientes e traduzir isto para as áreas mais técnicas do projeto, sendo a grosso modo, AI para o design e Engenharia / Análise para o desenvolvimento. Além disso, algumas práticas são realmente as mesmas, só pertencendo a uma área ou outra de acordo com a metodologia de cada empresa: levantamento de requisitos, user stories, prototipação...

Agora, a questão de confundir os nomes, é muito comum mesmo. As pessoas ouvem a palavra Arquitetura e automaticamente associam a Arquitetura de Software, talvez pelo fato de esta ser uma atividade melhor estabelecida em processos de desenvolvimento de software. Acredito que a AI ainda precise de um tempo para ser assimilada pelos clientes e até por produtoras e consultorias, que acabarão adotando algumas práticas de AI em seus processos. Mas concordo com você que é estranho associar AI a Engenharia, principalmente por sabermos o que é AI.

E a questão do SOA especificamente, não passa de uma metodologia / ponto de vista de desenvolvimento de software, e aí sim, acho que não tem nada a ver com AI.

Abraços!

Luciano.