aifia-pt - Re: [AI] Pedido de ajuda sobre metodologias e ferramentas sobre AI, Usabilidade e Experiência do Utilizador

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Luciano Lobato" <luciano.lobato AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Pedido de ajuda sobre metodologias e ferramentas sobre AI, Usabilidade e Experiência do Utilizador
  • Date: Thu, 28 Jun 2007 15:52:45 -0300

Oi Paulo,

Existem alguns métodos que não são propriamente da área de arquitetura da informação, mas da área acadêmica conhecida como "design de hipermídia" (muito similar à UX, mas sem todo o hype e restrito à ambientes de hipermídia), os quais possuem os mesmos objetivos que a AI, como por exemplo, gerar um modelo navegacional. Porém, elas são um pouco puxadas pra área de engenharia de software (é preciso conhecimento de UML ou do modelo Entidade-Relacionamento, por exemplo).
  • HDM (Hypermedia Design Model - o primeiro método - até onde eu sei - formalizado para projetar aplicações de hipermídia);
  • RMM (Relationship Management Methodology - usava do modelo Entidade-Relacionamento para gerar um modelo conceitual da aplicação);
  • EORM (Enhance Object Relationship Model);
  • OOHDM (Object Oriented Hypermedia Design Method - o primeiro a enxergar os objetos navegacionais como diferentes dos objetos conceituais);
  • SHDM (Semantic Hypermedia Design Method - uma evolução do OOHDM, com a inclusão de ontologias OWL, RDF, RDF Schema e outras coisinhas transição pra web semântica).
Eu tenho me interessado bastante pela OOHDM, que tem o objetivo de gerar um modelo navegacional a partir do modelo conceitual e do levantamento de requisitos. Caso você queira ler um pouco sobre o assunto, alguns links:

http://www-di.inf.puc-rio.br/schwabe//papers/WWWCM00Expanded.pdf
http://www-di.inf.puc-rio.br/schwabe//papers/WWWCM99.pdf

Aliás, alguém já ouviu falar sobre esses métodos? O OOHDM tem até um wiki (http://www.tecweb.inf.puc-rio.br/oohdm/space/start ) e o SHDM tem um framework/ambiente de desenvolvimento em ruby (http://www.tecweb.inf.puc-rio.br:8000/hyperde), mas juro que nunca ouvi referências destes métodos em blogs ou sites não acadêmicos.

[]s!

Luciano Lobato
http://www.nahipermidia.com/blog/