aifia-pt - Re: [AI] Proposta de marca

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Tiago Fernandes" <ti100h AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Proposta de marca
  • Date: Thu, 24 May 2007 16:40:38 -0300

Olá todos!

Bom, seguinte... Primeiramente meus parabéns à Jú pela dedicação à causa!

Sobre a marca: também gostei. Mas tenho algumas considerações:

Primeiramente a explicação de nossa cara amiga é um show à parte se levarmos em consideração o conceito que ela defende. Porém, acho que ela acertou QUASE na mosca.

É muito interessante imaginar que as setas levam a um centro que seria o mais importante de tudo (as próprias pessoas) e até por isso destacar com cor vermelha. Mas, acredito que isto seja uma impressão que não temos em primeira instância e dificilmente quem não participou do processo de criação (como nós) vai identificar todos os pontos detalhados na defesa.

Gosto da idéia da Jú, mas acho que precisamos de algo que transmita de imediato todo o conceito intrínseco à Arquitetura de Informação (o que já é difícil) e em segunda instância que se trata de algo brasileiro.

Creio que a essência da atividade dos Arquitetos de Informação (lembrando à todos: sou designer e ainda estou me especializando em Ergodesign, Usabilidade e Avaliação de Interfaces pela Puc-Rio) seja a habilidade de tratar informações e as relações entre elas. Ou seja: ligações em um espaço informacional e multidirecional. O objetivo principal seria facilitar o acesso às informações em um determinado ambiente e acho que isso deveria estar retratado na marca (logo de cara).

A primeira coisa que me vem à cabeça é algo como elementos ligados (como uma arquitetura de informação mesmo). Claro, é só uma idéia, para que ela vire marca tem que ser bem executada.

Uma coisa que não gostei Jú, foi o uso de 4 cores na marca. O uso de muitas cores emperra a associação com algum elemento de nosso subconsciente e difculta também a aplicação da marca. Penso que deveríamos usar uma fonte mais séria, achei esta muito fun (mas essa foi uma impressão de contato com a marca e não é uma opinião profissional sobre).

Bom, essas foram algumas das minhas considerações. Assim que eu tiver um tempinho vou tentar dar uma rabiscada pra ver se consigo algum resultado dentro do que eu falei e posto aqui pros colegas da lista avaliarem.

Acho que é isso aí mesmo, a galera dando idéias e discutindo até que cheguemos a uma solução adequada.

Carol, como anda o pré-projeto do site? Evoluiu?

Abraços

Em 24/05/07, João Pereira <joao.jp2f AT gmail.com> escreveu:
Juliana, logotipo e defesa ficaram muito bons! Parabéns, belo trabalho...  :))

Em 24/05/07, Juliana Padron< jpadron AT plugweb.com.br> escreveu:

>  Olá, pessoal!
>
>  Venho acompanhando as discussões da lista já há algum tempo e percebi a
> necessidade de vocês em ter uma marca para representar a comunidade de
> arquitetos de informação no Brasil. Em anexo, segue uma proposta que
> desenvolvi baseada não apenas numa comunidade de pessoas, mas no enfoque
> geral da Arquitetura de Informação. Desta forma, ela também pode ser
> aplicada em outros contextos relacionados à AI, como eventos, materiais de
> divulgação etc.
>
>  Abaixo, segue a linha de raciocínio e explicação dos valores da marca:

> [...]

Tiago Fernandes
www.tiagofernandes.com