aifia-pt - [AI] Taxonomia x Modelo do Usuário

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "marcelo luis" <celosvaldo AT gmail.com>
  • To: "Lista AI" <AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Taxonomia x Modelo do Usuário
  • Date: Mon, 27 Nov 2006 09:05:20 -0200

Luciano e pessoal da lista:

Quero ressaltar um ponto interessante que o Luciano mencionou que é exatamente a "Não linearidade" com a qual a arquitetura da informacao lida. Este é o grande diferencial, por exemplo, da AI em relacao à arquitetura concreta (preso a duas dimensoes, em que nao podem haver dois caminhos simultâneos para um lugar nem um quarto nao pode estar no fim de dois corredores em lugares fisicos diferentes) e com a biblioteca (cujas taxonomias propoem diferentes caminhos para chegar a um objeto, mas sao caminhos duplicados, ou seja, fichinhas por assunto, por título, por autor. Uma vez que se atualize, o processo todo deve ser reproduzido, ainda que de maneira automatizada hoje em dia).

A grande revolucao inicial do meio digital para a questao da taxonomia é a possibilidade de classificacao hierárquica aliada à recuperação nao-hierárquica!!! Ou seja, o desenho de estruturas taxonomicas hierárquicas e a classificacao do conteúdo segundo estas estruturas nao significam necessariamente que a recuperacao dos conteúdos seja hierárquica (como nos diretórios dos Windows e afins). A recuperacao é Multifacetada, e isso é fundamental para se entender (inclusive é a parte mais complicada de explicar para o cliente mais leigo) os ganhos da taxonomia na arquitetura da informaçao.

Tivemos uma experiencia interessante na semana passada, em que o cliente achava que a taxonomia era a estrutura de navegacao do menu... foi um processo de convencimento muito rico, e só no momento em que começamos a criar os wireframes e colocar em evidencia os submenus, estruturas de diretorios e "sub-homes", parece que brilharam os olhinhos do cliente e caiu a ficha!

Abs
Marcelo Barbosa
www.terraforum.com.br

On 11/24/06, Frederick van Amstel <usabilidoido AT gmail.com> wrote:

> Essa história de que as taxonomias da AI estão obsoletas é balela. A
> classificação hierárquica é tão antiga quanto a classificação
> anárquica. Uma hora uma se torna proeminente numa determinada
> aplicação, noutra hora, a outra é que vale...

Concordo Fred. Não acho que a folcsonomia vá substituir a taxonomia.

Mas não sei. Não diria que a taxonomia está obsoleta, mas acho que talvez,
poderíamos utilizar outros mecanismos mais adequados ao meio em que estamos.
Afinal, qual é a diferença entre a indexação nas bibliotecas (que lidam com
o papel e a linearidade) e as taxonomias geradas para a internet (que
teoricamente, lidam com a não-linearidade)? A arquitetura da informação
tenta organizar as informações (embora na minha opinião, o termo mais exato
seria "mensagens", sendo composta tanto de informação quanto redundância) de
acordo com o modelo mental do usuário. Mas o usuário não seleciona as idéias
através de taxonomias e sim, associação. Essa foi justamente a sacada do
hipertexto. Esse tipo de associação é diferente tanto da classificação
hierárquica, quanto da anárquica.

Só viajando: o yahoo faz taxonomia. O google usa um tipo de associação (não
a classificação hierárquica como o del.icio.us).

[]s!

Luciano Lobato
http://www.nahipermidia.com.br/blog/

  • [AI] Taxonomia x Modelo do Usuário, marcelo luis, 11/27/2006