aifia-pt - [AI] RES: Agradecimentos e ainda dúvidas

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fabio Palamedi" <fabiosp AT rgm.com.br>
  • To: 'Arquitetura da Informação (em Português)' <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: Agradecimentos e ainda dúvidas
  • Date: Wed, 20 Sep 2006 09:51:47 -0300

Ola Daniela =)
Não sei se teve a oportunidade de ver alguma mensagem relativa, mas a
comunidade de AI´s no Brasil esta se movimentando frequentemente, e já
existem células de estudos por ai, SP / Rio, DF , enfim, estamos nos
movimentando para uma "maturação", o que eu acho realmente muito empolgante
=)

Não esqueci dos colegas que prometeram vir a São Paulo para participar e
colaborar conosco também, e estamos aguardando ainda xD .

Mas já que seu tema, é o site de uma instituição acadêmica, eu sugiro que,
antes de mais nada, de uma olhada no material do Fred sobre o portal da UFPR
(www.ufpr.br) que eu particularmente tenho estudado muito e achado
excelente, já que pretendo fazer o tcc da minha pós voltado a sites e
portais de instituições de ensino privadas. Leitura mais do que recomendada
=)

Sobre o que vc mencionou, de "webdesigners" nem saberem o que é isso, bem,
eu acho que isso de certa forma, é uma evolução natural das profissões de
tecnologia. Alguns evoluem, se adaptam, outros não. Na verdade, eu até creio
que isso, é um processo lento, mas aparente de maturação do mercado de
tecnologia web, vendo que, la fora, já existem perfis de profissionais
especializados em cada área, e apesar do Brasil ter uma outra condição
financeira e econômica, acredito que, a tendência, é exatamente essa. Cada
macaco no seu galho. Vc não acha? =)

Eu particularmente acredito que "web designer" , não deveria escrever uma
linha de programação, que não fosse html (para fazer os famigerados
protótipos), e o mercado la fora, também pensa assim. O fato de você já não
encontrar programadores que programam em C#, Java, C++, Perl, PHP, e que
ainda saibam mexer com Bancos de dados Oracle, SQL SERVER entre outras
parafernálias, é um claro sinal de que, essa maturidade, já esta
acontecendo.

Mas acredito que hoje já exista uma preocupação com desenvolvimento com foco
no usuário. Muita gente já descobriu, que isso, faz muita diferença, no
bolso $$$$, e mexeu no bolso, as coisas acontecem....rsrs

É isso ai ^^

Obs.: Ainda não foi definida o dia para a reunião da próxima célula, mas,
essa semana ainda eu passo a data certinha.
O tema?
O tema, como dito anteriormente, é PESQUISA \o\.

[],s

Fabio Palamedi
Arquiteto de Informação \ Designer de UserInterface
RGM Informática Ltda.
(11) 3016-3555
Esta mensagem, incluindo seus anexos, tem caráter confidencial e seu
conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você tenha recebido
esta mensagem por engano, queira por favor retorna-lá ao destinatário e
apaga-lá de seus arquivos. Qualquer uso não autorizado, replicação ou
distribuição desta mensagem ou parte dela, sob qualquer meio, é
expressamente proibido. A RGM Informática Ltda. não é responsável pelo
conteúdo ou pela veracidade das informações nela contidas