aifia-pt - [AI] Tipos de usuário (Adriana Schein)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "marcelo luis" <celosvaldo AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] Tipos de usuário (Adriana Schein)
  • Date: Tue, 4 Jul 2006 00:13:22 -0300

Oi Adriana!

Na minha experiência, os tipos de usuário são um trabalho bem customizado para cada organização, nunca vi uma documentacao padronizando abordagens (apesar que poderia ser um tema bem interessante...)

Acho que uma dica importante, sob meu ponto de vista, após ler o que o pessoal escreveu, é lembrar que os grupos de usuários de um site devem permitir intersecções, de forma que as diversas abordagens que façam sentido em uma organização (digamos: por departamento, por cargo, por regiao geografica, por interesse etc.) nao sejam mutuamente excludentes. Assim, se um usuário é "Diretor" (cargo), pode também se interessar em "Internet e Portais" (interesse), trabalha em Manaus (Geográfico) no departamento de Comunicação (Departamento). Assim os direitos, privilégios, atribuições, bem como as informações dirigidas a ele vêm de todos estes grupos e não de apenas um tipo de usuário...

Nao sei se é muito óbvio o que falei, espero que seja útil!

Abs
Marcelo Luis