aifia-pt - [AI] RES: Traducao para o termo Findability ..........

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Letícia Cianconi de Paiva Rodas <lcianconi AT andima.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: Traducao para o termo Findability ..........
  • Date: Mon, 26 Jun 2006 16:38:57 -0300

Fred, não me convenceu :=)

Peter Morville pesquisou e lançou essa visão. É uma visão, uma metodologia
autoral. Eu só acho que se existe algo mais antigo que já vem sendo estudado
por diversos pesquisadores há alguma décadas e que possui bastante
semelhanças com essa nova teoria, vamos estudar essa linha primeiro ou no
mínimo em paralelo, para saber se a nova linha proposta faz algum sentido ou
se a antiga já engloba essa nova. Não estou dizendo para não conhecermos a
teoria do Morville, ou para descartarmos. Mas sim, para estudarmos também o
IR.

Dou a dica para os colegas: pesquisem sobre information retrieval (o termo em
inglês é este) e vcs acharão bastantes semelhanças entre o findability e o
IR. Tá certo que por ser mais antigo, muitos textos relacionados ao IR tratam
do método de uma forma um pouco obsoleta, focando muito em metadados e banco
de dados, mas pra mim, a essência é semelhante. A linguagem usada no
findability é mais focada, mais bem direcionada para a AI e mais moderna.
Talvez por isso, mais fácil de digerir.

Abs,
Leticia