aifia-pt - Re: [AI] Metodologia de UX

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fred van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Metodologia de UX
  • Date: Thu, 27 Apr 2006 14:40:51 -0300

> Estou preparando meu projeto de pesquisa e buscando levantar
> metodologias de pesquisa de User Experience - UX - para sistemas de
> informação. O título do projeto é: Semiótica do produto aplicada à
> seleção de materiais e processos de fabricação.

Para mim o título não pareceu estar ligado a sistemas de informação.
Você pretende contextualizar essas metodologias ao design de produtos
físicos?

Você quer levantar todos os tipos de metodologias de UX ou só aquelas
ligadas à Semiótica?

Trazendo a Semiótica para UX, eu recomendo altamente o livro The
Semiotic of Human Computer Interaction de Clarisse de Souza,
professora da Puc-Rio:

http://www.submarino.com.br/imports_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=9&ProdId=343419&ST=SE&franq=137623

O site do grupo de pesquisa que ela lidera tem vários artigos para download:
http://www.serg.inf.puc-rio.br/

Em português acho que tem um capítulo sobre o assunto no livro Design
e Avaliação de Interfaces Humano-Computador de Heloísa Rocha e Cecília
Baranauskas:
http://www.ic.unicamp.br/proj-ihc/DAIHC.html

Não é lá grandes coisas, mas publiquei um artigo no qual documento o
desenvolvimento de uma metodologia semiótica para design de
interfaces:

http://tinyurl.com/kwpkh

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR

  • [AI] Metodologia de UX, FERRAZ Gonçalo, 04/27/2006
    • Re: [AI] Metodologia de UX, Fred van Amstel, 04/27/2006