aifia-pt - Re: [AI] Taxonomias, ontologias, classificações etc.

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fred van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Taxonomias, ontologias, classificações etc.
  • Date: Thu, 6 Apr 2006 20:58:03 -0300

> Estou terminando de traduzir este texto, não necessariamente porque
> concorde com ele, mas porque ele é MUITO citado, e acho que qualquer
> arquiteto de informação que se preze precisa formular uma opinião em
> relação a este assunto.

É difícil um arquiteto da informação concordar com o Shirky, pois a
impressão é de que num mundo onde qualquer um pode classificar,
ninguém precisa de arquitetos da informação.

Folcsonomia não é um bom modelo para classificação visando a
recuperação posterior por um outro usuário alheio aos critérios da
classificação, mas é muito interessante para compartilhamento de
interesses entre pessoas.

O Flickr é, na minha opinião, o melhor exemplo disso. Você conhece uma
pessoa pelas etiquetas que ela usa e, se suas etiquetas coincidem com
as dela, você sabe que ela tem algo em comum contigo.

Na minha opinião, a folsconomia não vai tomar o lugar das ontologias,
como sugere o Shirky, mas com certeza estará cada vez mais presente em
nossas vidas.

Gravei um podcast sobre o assunto assim que li o texto do Shirky, há
quase um ano atrás.
http://www.usabilidoido.com.br/classificacao_ao_alcance_de_todos.html

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR