aifia-pt - sobre definições de a.i. [era: Re: [AI] Duvida.]

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "edson rufino de souza" <edson AT edsonsouza.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação em Português " <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: sobre definições de a.i. [era: Re: [AI] Duvida.]
  • Date: Fri, 17 Feb 2006 14:53:15 -0300

amigos a.i.s,

o trabalho destas células exerce um papel fundamental. propõe-se nestes
pequenos núcleos a oportunidade de trocar experiências e debater conceitos
conflitantes sobre o que é realmente arquitetura da informação.

muitos confundem arquitetura da informação com jornalismo on-line e com
outras áreas, esquecendo de todas as demais facetas desta nova profissão.

o arquiteto da informação trabalha com sistemas de classificação e
organização da informação, fluxos de navegação, conceitos de engenharia de
usabilidade e de acessibilidade, e mais recentemente com o design da
interação e o design da experiência, que envolve a definição de storyboards.

por isso tudo, percebe-se que não existe ainda a formação no brasil que
atenda tudo o que se espera de um arquiteto da informação, fazendo com que o
auto-didatismo dite o ritmo dos trabalhos desta área. contudo, nas
experiências de outros países e nos livros estrangeiros já publicados
podemos conseguir um melhor balizamento de nossos conceitos.

enfim, tudo isso pra dizer que temos mesmo que refletir profundamente sobre
quem é esse criador dos espaços de informação na web de amanhã. pensemos,
aqui e nas nossas respectivas células.

um abraço a todos e que possamos amadurecer a profissão pela troca.

um abraço,

--
edson rufino de souza
design | acessibilidade | usabilidade | a.i.