aifia-pt - Re: [AI] de células de estudos para AJAX e Web 2.0

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fred van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] de células de estudos para AJAX e Web 2.0
  • Date: Tue, 31 Jan 2006 10:20:12 -0200

> Certamente são mudanças estruturais. Toda a literatura sobre projeto de
> interfaces de usuário dos anos 80-90, que havia sido deixada de lado em
> virtude das limitações dos browsers, se torna novamente mais relevante.

Na verdade, essa literatura foi deixada de lado (ou nunca realmente
explorada) só no Brasil, porque lá fora os caras continuam lendo e
escrevendo sobre o assunto. O grande problema é que não temos esses
títulos traduzidos para o português :P

> A necessidade de arquitetos da informação deriva do aumento exponencial
> do volume de informação com que os usuários têm que lidar. Isso só vai
> aumentar, e não diminuir. Com ou sem AJAX.

A demanda por arquitetos da informação vai continuar a crescer, claro.
Porém, quando o desenvolvimento de aplicativos Web se
profissionalizar, vai ser necessário um profissional com um perfil um
pouco diferente do arquiteto da informação.

Prevejo que nos próximos anos, o grande diferencial não será o acesso
à informação, mas sim a transformação e troca de informações, ou seja,
a interação. É por isso que estou me alinhando na corrente de Design
de Interação ao invés da Arquitetura da Informação. Ambas tem pontos e
comum, mas o domínio é bem diferente.

Enquanto o Arquiteto da Informação se preocupa com classificação, o
designer de interação se preocupa com atividades. Enquanto o AI se
preocupa com diagramas de navegação, o DI se preocupa com o fluxo de
tarefas. Enquanto o AI se preocupa com wireframes, o DI se preocupa
com storyboards. Enquanto o AI se preocupa com rotulagem, o DI se
preocupa com padrões de interação. As diferenças não páram por aí...

Mais sobre DI:
http://www.usabilidoido.com.br/afinal_o_que_e_design_de_interacao.html

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR