aifia-pt - Re: [AI] Tag cloud

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fred van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Tag cloud
  • Date: Mon, 19 Dec 2005 13:21:56 -0200

> Uma forma de navegação que tenho visto crescer a cada dia em 'sites
> alternativos' é o que vi chamarem de 'Tag cloud'.

No Usabilidoido, apresento tag clouds como metáfora de tendências,
assuntos recorrentes. Ao invés de exibir todas as tags numa mesma
página, só mostro as tags de uma determinada categoria que possuem um
nível de recorrência maior, veja no final da página:

http://www.usabilidoido.com.br/cat_arquitetura_da_informacao.html

Poderia ter posto a tag cloud no topo e usado como navegação de
terceiro nível, mas francamente ainda acho que o sistema de
classificação em tags é caótico demais para oferecer uma navegação
eficaz, mesmo sendo uma só pessoa que as controlam (eu). Eu tento
seguir critérios para adicionar tags, mas sempre esqueço na hora de
atribuir...

No entanto, reconheço que uma tag cloud pode ser interessante para ter
uma idéia geral dos assuntos mais recorrentes do blog, funcionando bem
como visualização geral do conteúdo.

Tag cloud é uma metáfora muito mais de visualização de tendências do
que de navegação. É bonito, é interessante, mas não é nada prático.

Gravei um podcast antigo sobre folcsonomias no blog:
http://www.usabilidoido.com.br/classificacao_ao_alcance_de_todos.html

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR