aifia-pt - [AI] Memorização em interação homem computador

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Tatiane Viana <tatixorg AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] Memorização em interação homem computador
  • Date: Fri, 22 Apr 2005 14:37:26 -0300

Pessoal,

Gostaria de saber se alguem ja realizou um estudo ou já mensurou o
ganho de produtividade no uso destas melhorias.

Na web, o Gmail tem sido um dos grandes inovadores neste sentido. Ele
memoriza endereços dos quais vocês já enviou algum e-mail (mesmo q não
tenho salvo nos teus contatos), ele posiciona com uma seta o ultimo
email lido, agrupa emails de discussões (conversações)..além de N
outras facilidades que não envolvem diretamente o uso da memória.

Devido ao meu interesse por estas facilidades, reuni informações
pertinentes a memorização em interações e iniciei um artigo sobre o
assunto. Contudo, gostaria de dados mais concretos em vez de
suposições.

Além disso, tem a questão cientifica da memorização. Quais os
beneficios e prejuizos de não alocar memoria para guardar telefones,
emails, localizações, senhas... ?

Acho q este é um tema bem interessante para abrirmos uma discussão :)

Abraços.

Tatiane Viana