aifia-pt - [AIfIA-pt] Apresentando...

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Edson Pavoni" <listasdoedson AT bol.com.br>
  • To: <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Apresentando...
  • Date: Thu, 22 May 2003 09:10:57 -0300

Olá AIfIA-pt,

Gostaria de me apresentar!
Meu nome é Edson Pavoni trabalho como designer e por falta de
pessoal habilitado também sou responsável por toda área de
arquitetura da informação e design voltado para a experiência do usuário.

"O que é vocabulário controlado e que diferença isso faz para a
busca intra-site que eu preciso criar para o meu cliente?"

Bom, só a área de busca intra-site já é por si só um desafio imenso e
neste caso sou obrigado a concordar com a Livia: "Tudo depende".
Creio que o foco para muitos trabalhos deve começar partindo do ponto
de que é imprescindível que organizemos nossas estruturas de projeto para
que as ferramentas de busca não precisem ser usadas.
Mas no caso de necessidade para conteúdos realmente extensos acho que
deve ser feita uma tradução de dialetos, traduzir o vocabulário da empresa
para o vocabulário do usuário e nada melhor do que o próprio usuário para fazer isso.
Pode-se fazer pesquisas de "tradução" juntamente com com um grupo de
usuários que seja adequado ao publico alvo do projeto e implementar nos scripts
de busca intra-site ulgumas cadeias de palavras divididas em grupos de interesse,
além é claro de admitir "versões" diferentes de palavras no vocabulário do buscadores.
Bom mas essa discussão vai longeeeeeeeee........

Estou aberto a criticas e pedras vamos avivar essa lista!

Atenciosamente,
Edson Pavoni
www.buscandoalgomais.kit.net
"Se tú uma bênção - Gn 12:2"

  • [AIfIA-pt] Apresentando..., Edson Pavoni, 05/22/2003