[AI] Parâmetros para sites seguros

Danilo Santucci dansantucci em live.com
Quarta Janeiro 12 09:52:50 EST 2011

Oi Silvia, tudo bem ?

Acredito que em questão de tempo de requisição, o máximo que deve ser tolerável (tanto pela equipe de sistemas quanto pelos usuários) deva ser algo em torno de 10segundos, um tempo maior que isso o usuário poderá se irritar e até pensar que a página travou ou que fez alguma operação errada (eu mesmo sou assim algumas vezes).

Quanto a segurança, expiração de página creio que vá depender do período de atualização do sistema, deve-se considerar segurança x performance, uma vez que páginas com tempo expiração maior garantem uma maior velocidade trabalhando-se com páginas em cache no navegador. E creio que o pensamento deva ser usado para o uso de cookies. Costumamos utilizar cookies como chave de autenticação de sessão e nada mais, sem colocar nenhum outro dado exposto via cookie.

Espero ter ajudado em algo e precisando estamos aí. =)

Abcs e boa tarde à todos da lista.

Danilo.

From: silviammm-pt em hotmail.com
To: aifia-pt em lists.ibiblio.org
Date: Tue, 11 Jan 2011 14:12:30 +0100
Subject: [AI] Parâmetros para sites seguros

Olá, pessoal da lista. Em especial os colegas que trabalham com bancos e sistemas!
Estamos iniciando o processo de definição de requisitos para um sistema no qual o acesso será feito via web.
Gostaria de saber de alguém poderia me ajudar no que tange a parte de desempenho (quantos segundos é razoável o usuário aguardar até uma requisição ser carregada na tela), segurança (expiração de página, uso de cookies, etc) para evitar fraudes, coisas do tipo.
Se precisarem de mais detalhes respondam-me em PVT, por favor.

Desde já agradeço a colaboração!
Abraços,
Silvia M.

Ao responder, elimine o texto n�o essencial
de mensagens anteriores e evite formata��o.

Lista de discuss�o AIfIA-pt
AIfIA-pt em lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informa��o em Portugu�s